Possíveis interferências no Wifi

Saiba como diminuir as interferências sem fio que podem deixar o desempenho mais lento ou desconectar a rede Wi-Fi e os dispositivos.

Verifique se há interferências sem fio no caso de ocorrer uma destas situações:

  • Baixa intensidade de sinal no menu Wi-Fi
  • Conexão mais lenta com a Internet ao usar a conexão Wi-Fi
  • Transferência mais lenta de arquivos entre computadores usando o Wi-Fi
  • Impossibilidade de emparelhar um dispositivo Bluetooth, ou teclado sem fio.
  • Cursor do mouse se movendo de maneira errada ou acelerada ao usar mouse sem fio
  • Mensagens constantes de “conexão perdida” ao usar um dispositivo Bluetooth ou Wifi

Fontes de interferência

Os itens a seguir, se estiverem por perto, poderão causar interferência em redes Wi-Fi e dispositivos Bluetooth.

Fornos micro-ondas

Usar forno micro-ondas próximo do computador, do dispositivo Bluetooth ou da estação base Wi-Fi pode causar interferência.

Serviços Diretos de Satélite (DSS)

Os conectores e o cabo coaxial usados em certos tipos de antena parabólica podem causar interferência. Verifique se os cabos estão com danos que podem causar interferência por radiofrequência (vazamento RF). Substitua os cabos se você suspeitar que haja interferências.

Fontes de alimentação

Certas fontes elétricas externas, como linhas de transmissão de energia, trilhos ferroviários elétricos e estações de energia, podem causar interferências. Evite colocar a Estação Base AirPort, o AirPort Time Capsule ou o roteador Wi-Fi perto de linhas de transmissão em uma parede ou de uma caixa de disjuntor.

Telefones 2,4 GHz ou 5 GHz

Telefones sem fio que operam na faixa de 2,4 GHz ou 5 GHz podem causar interferências em redes ou dispositivos sem fio ao atender às chamadas.

Vídeo em radiofrequência sem fio 

Transmissores de vídeo sem fio que operam na largura de banda de 2,4 GHz ou 5 GHz podem causar interferências em redes ou dispositivos sem fio.

Alto-falantes sem fio

Áudio sem fio que opera na largura de banda de 2,4 GHz ou 5 GHz pode causar interferências em outras redes ou dispositivos sem fio.

Algumas telas de LCD e monitores externos

Algumas telas podem emitir interferência harmônica, principalmente na banda de 2,4 GHz entre os canais 11 e 14. Essa interferência poderá piorar se você estiver usando um notebook com a tampa fechada e houver um monitor externo conectado a ele. Altere o ponto de acesso para usar um canal de 5 GHz ou de menos de 2,4 GHz.

Cabos desprotegidos

Discos rígidos externos ou outros dispositivos que não estejam com os cabos bem protegidos podem interferir em dispositivos sem fio. Se desconectar ou desligar o dispositivo ajudar, troque o cabo que conecta o dispositivo ao computador.

Outros dispositivos sem fio

Outros dispositivos sem fio que operam na largura de banda de 2,4 GHz ou 5 GHz (transmissores sem fio, câmeras sem fio, babás eletrônicas, o dispositivo Wi-Fi de um vizinho) podem causar interferências nas conexões Wi-Fi ou Bluetooth.

Alguns dispositivos podem não indicar especificamente que operam na largura de banda de 2,4 GHz ou 5 GHz. A documentação do produto deve apresentar as frequências nas quais o dispositivo opera. Esses dispositivos podem ser chamados de “Dual Band”, “Wi-Fi” ou “sem fio”.

Barreiras sem fio

A localização do dispositivo e os materiais da construção do imóvel podem afetar o desempenho do Wi-Fi e do Bluetooth. Se possível, evite barreiras ou altere o local dos dispositivos Wi-Fi ou Bluetooth para que o caminho do sinal fique mais livre.

Exemplos:

  • O computador está embaixo de uma mesa de metal, e você usa um mouse sem fio (Bluetooth) em cima dela. O metal da mesa pode atuar como um escudo entre o mouse e o computador. Talvez você não consiga emparelhar o dispositivo com o computador ou o cursor do mouse se mova de modo irregular.
  • A Estação Base AirPort está no andar de baixo, e o computador, no andar de cima. O material entre os dois andares é concreto com reforço de metal. O chão do andar pode diminuir ou bloquear o sinal Wi-Fi da Estação Base para o computador. Talvez você perceba a velocidade da rede mais lenta, a força do sinal mais fraca ou não consiga se conectar à rede Wi-Fi.

Obstruções que refletem e absorvem radiofrequência (RF) incluem:

Tipo de barreira Potencial de interferência
Madeira Baixo
Materiais sintéticos Baixo
Vidro Baixo
Água Médio
Tijolos Médio
Mármore Médio
Gesso Alto
Concreto Alto
Vidro blindado Alto
Metal Muito alto

Reduzir os efeitos da interferência de outros dispositivos sem fio

Se houver muitos dispositivos sem fio conectados ao computador ou nas proximidades, talvez seja necessário ajustar os canais usados pelos dispositivos Wi-Fi.

Para minimizar a interferência entre os dispositivos Wi-Fi e Bluetooth:

  1. Altere os canais da rede sem fio. Para as Estações Base AirPort ou para o AirPort Time Capsule, redefina a estação base, e ela tentará usar os canais de 2,4 e 5 GHz com o mínimo de interferência ao inicializar.
  2. Se possível, conecte-se a uma rede sem fio de 5 GHz.
  3. Coloque o computador e o roteador Wi-Fi, assim como a Estação Base AirPort, mais próximos um do outro.
  4. Diminua o número de dispositivos Bluetooth sem fio ativos que estão conectados ao computador ou funcionando na área.

O Diagnóstico da rede sem fio pode ajudar a avaliar o seu ambiente Wi-Fi.

Fonte: Apple