Certificado Digital: O que é?

Você tem medo de acessar sua conta bancária pelo computador? E com a internet, se sente totalmente seguro a ponto de enviar informações sigilosas sobre sua empresa, online? Em tempos de tantas fraudes, principalmente no que diz respeito às transações eletrônicas, é comum que a preocupação com a segurança das informações trocadas no ambiente virtual impossibilite o acesso das pessoas a muitas facilidades oferecidas pela internet. Pois fiquem sabendo que para essa preocupação já existe uma solução e o nome dela é Certificação Digital.

Certificado Digital

Mas o que é um Certificado Digital?

É um arquivo eletrônico que funciona como se fosse uma assinatura digital, com validade jurídica, e que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, de maneira que pessoas (físicas e jurídicas) se identifiquem e assinem digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.

A Certificação Digital, nos dias de hoje, traduz o que há de mais moderno em termos de segurança para proteger informações trocadas no ambiente virtual. Sua tecnologia foi desenvolvida especificamente para oferecer segurança, autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas. É como se fosse uma carteira de identidade eletrônica que garante a identidade das partes envolvidas.

Para que serve um Certificado Digital?

O Certificado Digital existe para facilitar sua vida e evitar que você perca tempo fazendo presencialmente muita coisa que pode resolver online, de maneira mais prática e segura. Atividades como reconhecimento de firmas, entrega de documentos via moto boy e idas ao banco, por exemplo, podem ser substituídas por transações online com garantia da autenticidade e com toda proteção das informações trocadas.
As principais atividades que podem ser seguradas pro um Certificado Digital são:

  • Assinatura e envio documentos pela internet;
  • Realização de transações bancárias;
  • Envio de declarações da sua empresa;
  • Assinatura de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;
  • Realização de transações bancárias;
  • “Login” em ambientes virtuais com segurança; Quais são os principais benefícios?
  • Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;
  • Desburocratização de processos uma vez que dispensa reconhecimento de firmas;
  • Economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet;

Quem precisa de um Certificado Digital?

Todas as pessoas (físicas ou jurídicas) que desejam realizar determinadas atividades online de maneira segura e autenticada.
Todavia, o Certificado Digital não é uma escolha para todos, para algumas pessoas ele é uma exigência. Empresas que emitem nota fiscal eletrônica, assim como para todas inscritas no regime tributário de lucro real ou lucro presumido, são obrigadas a fazer uso do Certificado Digital. (As empresas inscritas no Simples, como não são obrigadas a emitir nota fiscal eletrônica, não precisam de certificação digital).

Quais são os tipos de Certificados?

  1. e-CNPJ: Funciona como um CNPJ virtual e serve para emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital e obrigações acessórias. Clique aqui para saber mais…
  2. e-CPF: Da mesma forma que o anterior, funciona como um CPF virtual utilizado para entregar declarações de renda e demais documentos eletrônicos que exijam uma assinatura digital. Clique aqui para saber mais…
  3. NF-e e NCFe: É o certificado para emissão de notas fiscais, com várias opções de modelos, de acordo com a necessidade da sua empresa. Pode ser emitido para o funcionário que você desejar, não necessitando ser o representante na Receita Federal; basta ter uma procuração que o autorize. Clique aqui para saber mais…
  4. e-Juridico: É o Certificado da VALID Certificadora emitido exclusivamente para profissionais do direito regularmente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seja ele juiz, advogado ou estagiário. Clique aqui para saber mais…
  5. e-Saúde: É o Certificado da VALID Certificadora emitido para o profissional de Saúde devidamente registrado junto a seu conselho de classe. Você precisará confirmar sua função, traga sua carteira profissional de atribuição ou o cartão funcional da empresa ou instituição em que trabalhaClique aqui para saber mais…
  6. e-Médico: O e-Médico é o Certificado da VALID Certificadora emitido exclusivamente para o médico, regularmente registrado no CRM. Você precisará confirmar sua função, traga sua carteira profissional de atribuição ou o cartão funcional da empresa ou instituição em que trabalha. Clique aqui para saber mais…
  7. Conectividade Social ICP: A partir de janeiro de 2012, milhares de empresas precisarão do Certificado Digital ICP-Brasil que será a chave de acesso ao portal do Conectividade Social ICP no site da Caixa Econômica Federal.
    Este portal será o canal de acesso do contribuinte com a Caixa, para envio dos arquivos do SEFIP – Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social de seus funcionários. Veja mais: http://www.caixa.gov.br/fgts/conectividade_social_icp.asp
    Nesta nova versão o canal passa a ser 100% web e traz diversas facilidades em relação à versão que utilizava o certificado em disquete fornecido pela própria Caixa. Aqui você encontrará o certificado que se encaixa no seu perfil dentro do sistema do Conectividade Social ICP. Clique aqui para saber mais…
  8. CTe: O Conhecimento de Transporte Eletrônico de Cargas (CT-e) é um dos pilares do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e serve para fiscalizar e registrar eletronicamente os serviços de transporte de carga entre duas empresas. A validade jurídica e a autenticidade do CT-e são garantidos pela utilização de Certificado Digital do tipo e-CNPJ. Clique aqui para saber mais…

Se ficou alguma dúvida, por favor nos envie uma mensagem em nossa página de contato que termos a maior satisfação em ajuda-lo!